Sete projetos, em diversas áreas, foram admitidos para a edição 2025 do Orçamento Participativo (OP) do Município de Elvas e vão estar a votação a partir de 4 de agosto.
As propostas do OP 2025 já se encontram disponíveis e distribuem-se em áreas como Solidariedade e Coesão Social; Cultura, Ciência e Património; Ecologia, Ambiente e Energia e Desporto e Lazer. As sete propostas aprovadas já se encontram disponíveis para consulta.
A proposta Sistema de Compressão Torácico Automático aspira a incorporação deste dispositivo médico em corporações de bombeiros, de forma a otimizar o fluxo de trabalho das mesmas, assim como a aprimorar a realização de compressões torácicas externas (CTE) em vítimas de paragem cardiorrespiratória. A realização de CTE precisas, constantes e consistentes, a portabilidade e a fácil utilização e a segurança tanto para a equipa de socorro como para a(s) vítima(s) são algumas das principais funcionalidades e mais-valias deste sistema.
A criação da R.A.I.A. – Residência Artística e de Investigação do Alentejo prevê a promoção da cultura e da arte no território elvense, conferindo a jovens estudantes ou recém-licenciados, até aos 30 anos, de Portugal ou Espanha, a possibilidade de desenvolver um projeto de investigação ou artístico através do contacto com a comunidade local, tendo como áreas de atuação a música, o desenho e a literatura. A residência pretende, portanto, receber estes jovens e assegurar-lhes todas as condições necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos, visando também a realização de visitas, workshops, entre outras experiências.
A medida Mais Energia, Mais Sorrisos ;)! Um Gerador que ilumina a APPACDM surge no seguimento do grande apagão de 28 de abril, que deixou toda a Península Ibérica sem luz, e tem como objetivo precaver eventuais constrangimentos provenientes de fenómenos inesperados, como o anteriormente mencionado. A implementação deste gerador permitiria prover energia elétrica à instituição APPACDM, aquando de situações anómalas, garantindo a continuidade das atividades e do seu bom funcionamento.
A proposta Mais Música: Apoio à Banda com Novos Instrumentos e Material Sonoro consiste em providenciar à Banda 14 de Janeiro novos instrumentos musicais (alargando o espetro à percussão), acessórios e material sonoro, assim como o investimento em distintas ações de formação. Esta defende a substituição e atualização dos equipamentos da banda filarmónica elvense a fim de preservar a tradição musical, de incentivar o envolvimento e consequente formação dos jovens na área musical e de cultivar a animação cultural do concelho.
O SUSTENTAALE é um projeto de reciclagem de tecido não tecido (TNT), nos Blocos Operatórios da ULSAALE, e tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos e o consequente impacto ambiental que estes geram. A recolha e o reaproveitamento criativo de TNT limpo e não contaminado não visam apenas a sustentabilidade ambiental, como simultaneamente incrementam a sensibilização dos colaboradores da unidade de saúde acerca dos seus riscos, conferindo-lhes assim conhecimento e literacia sobre o tema.
A proposta com o título EB1 Santa Luzia propõe a criação de duas zonas cobertas, mobiladas e equipadas no interior do recinto da instituição de ensino. Esta seria uma forma de valorizar o espaço exterior da Escola Básica de Santa Luzia e, ao mesmo tempo, de abrigar os alunos, tanto em dias de chuva como em dias de calor.
Ao constatar que o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas acolhe cada vez mais alunos estrangeiros, a proposta de criação de um Laboratório de Línguas – L@bLínguas: Aprender Português com Voz e Mundo –, enquanto um espaço acolhedor, motivador e de inclusão, permitiria afinar o processo de aprendizagem de Português Língua Não-Materna, adquirir competências de comunicação em Inglês e Espanhol e, por fim, promover a interação entre alunos de diferentes origens linguísticas e culturais. Este espaço seria também aberto aos encarregados de educação destes alunos, permitindo a sua integração e participação em projetos de interculturalidade, funcionando como ponte entre a escola e as famílias.
Poderá consultar cada proposta de forma detalhada em: https://op.cm-elvas.pt/orcamentos/6/propostas