# 45
Elvas: Cidade Horto terapêutica
Verba
7500€
Área
Solidariedade e Coesão Social
Estado do projeto
Estudo prévio
Proponente(s)
Wendell Carvalho
Localização
Escola Superior Agrária de Elvas
Partilhar
Descrição do projeto

A hortoterapia é a arte e ciência de cultivar flores, vegetais, arbustos, árvores e fruteiras com o objetivo de melhorar a saúde mental e emocional. Diversos estudos demonstram que este tipo de terapia, quando usada por instituições ligadas à saúde mental, pode ser um importante aliado no sucesso do tratamento de doenças como o Alzheimer,  demência, transtorno bipolar, depressão, ansiedade, entre outros. 

Pode ser também uma ferramenta importante na integração social e combate à solidão na pessoa idosa.

O presente projeto visa a construção de uma horta terapêutica, com cerca de 50 metros quadrados, num espaço municipal ou de um eventual parceiro privado que apoie a iniciativa, com o objetivo de promover sessões de hortoterapia com indivíduos devidamente sinalizados pelas entidades competentes. A manutenção do espaço ficará à responsabilidade dos alunos da Escola Superior Agrária de Elvas no âmbito das unidades curriculares lecionadas nos seus diferentes cursos. Tal permite ainda, além dos benefícios gerados pela hortoterapia, um contacto intergeracional e intersocial de todo benéfico para os utentes, idosos ou com doenças do foro mental que venham a beneficiar do espaço. 

Este espaço em tudo se assemelhará a uma horta familiar, com canteiros biodiversos, onde se pretende plantar espécies de ervas aromáticas autóctones do Alentejo em risco de desaparecimento e um estufim que acolherá plantas hortícolas nos meses de inverno, permitindo uma atividade contínua que previlegie as culturas sazonais. 

Os produtos resultantes da implementação desta iniciativa poderão reverter a favor de diversas iniciativas/programas sociais, se assim também for o entendimento do município. 

Este é um projeto de responsabilidade social de cariz inovador, que replica modelos sustentáveis e de sucesso já implementados um pouco por todo o mundo e que procura também ir ao encontro das competências sociais quer do município de Elvas, quer do Instituto Politécnico de Portalegre. Pode também ser um meio de responsabilizar e integrar a comunidade académica nas questões sociais que afetam o munícipio de Elvas, quer no âmbito da pessoa idosa, quer no âmbito dos problemas de saúde mental, carecendo estes últimos de uma rede de apoio devidamente sustentada não apenas a nível local, mas também a nível nacional.